PERDEU A PLACA DO VEÍCULO? SAIBA COMO PROCEDER.
A placa de um veículo é o documento de identificação do auto. É tão fundamental para um carro quanto é o número do RG para as pessoas. Perder a placa em qualquer que seja a situação pode trazer sérios transtornos ao proprietário do veículo, pois recolocá-la não é uma tarefa tão simples.   Se por um ou outro motivo, a placa do carro foi danificada, o proprietário vai precisar trocá-la e então devera proceder da seguinte maneira:   Primeiro, procurar a Polícia e fazer um boletim de ocorrência. Mesmo que não tenha sido um roubo. Isso assegura que você não terá problemas, caso o incidente tenha acontecido em um momento em que o órgão do próximo passo, o Detran não esteja aberto, como em fins de semana ou feriados.   O Boletim de Ocorrência, mesmo que não dê a segurança de poder trafegar pelas vias lhe dá certo respaldo e os policiais costumam usar o bom senso nesses casos.   Com o B.O. em mãos, você deve procurar o Departamento de Trânsito da sua cidade, ou acessar o site e solicitar uma nova ordem de emplacamento. Porém, os procedimentos podem ser diferentes se a placa for dianteira ou traseira.   Se a placa perdida for a dianteira, o proprietário deverá procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), o site do Detran do seu estado que exibe uma lista com os órgãos licenciados que você deve procurar. Como é placa a dianteira, não será necessária nova vistoria. Portanto, é só pagar a taxa e adquirir a placa nova.   Mas, se a placa perdida for a traseira, o procedimento muda um pouco, pois é nela que fica instalado o lacre de segurança obrigatório. Portanto, complica um pouco mais.   Então, procure um CRVA com a solicitação da nova ordem de emplacamento. Depois, leve seus documentos de identificação pessoal, como CNH, RG e CPF e também o Certificado de Registro do Veículo CRV do veículo, juntado ao Boletim de Ocorrência. É necessário ainda apresentar o laudo de vistoria de identificação veicular, que deve ser feito anteriormente em órgãos especializados para garantir a procedência do seu carro.   Caso a placa ou o lacre esteja apenas danificado, é necessário levar o original, pois eles serão recolhidos;   Para esses procedimentos, o carro não pode ter nenhuma pendência, como multas ou documentação atrasada. Caso tenha, é preciso quitar essas dívidas antes.   No caso de motocicletas, prevalece a mesma situação da placa traseira do carro.

PERDEU A PLACA DO VEÍCULO? SAIBA COMO PROCEDER

A placa de um veículo é o documento de identificação do auto. É tão fundamental para um carro quanto é o número do RG para as pessoas. Perder a placa em qualquer que seja a situação pode trazer sérios transtornos ao proprietário do veículo, pois recolocá-la não é uma tarefa tão simples.

 

Se por um ou outro motivo, a placa do carro foi danificada, o proprietário vai precisar trocá-la e então devera proceder da seguinte maneira:

 

Primeiro, procurar a Polícia e fazer um boletim de ocorrência. Mesmo que não tenha sido um roubo. Isso assegura que você não terá problemas, caso o incidente tenha acontecido em um momento em que o órgão do próximo passo, o Detran não esteja aberto, como em fins de semana ou feriados.

 

O Boletim de Ocorrência, mesmo que não dê a segurança de poder trafegar pelas vias lhe dá certo respaldo e os policiais costumam usar o bom senso nesses casos.

 

Com o B.O. em mãos, você deve procurar o Departamento de Trânsito da sua cidade, ou acessar o site e solicitar uma nova ordem de emplacamento. Porém, os procedimentos podem ser diferentes se a placa for dianteira ou traseira.

 

Se a placa perdida for a dianteira, o proprietário deverá procurar um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), o site do Detran do seu estado que exibe uma lista com os órgãos licenciados que você deve procurar. Como é placa a dianteira, não será necessária nova vistoria. Portanto, é só pagar a taxa e adquirir a placa nova.

 

Mas, se a placa perdida for a traseira, o procedimento muda um pouco, pois é nela que fica instalado o lacre de segurança obrigatório. Portanto, complica um pouco mais.

 

Então, procure um CRVA com a solicitação da nova ordem de emplacamento. Depois, leve seus documentos de identificação pessoal, como CNH, RG e CPF e também o Certificado de Registro do Veículo CRV do veículo, juntado ao Boletim de Ocorrência. É necessário ainda apresentar o laudo de vistoria de identificação veicular, que deve ser feito anteriormente em órgãos especializados para garantir a procedência do seu carro.

 

Caso a placa ou o lacre esteja apenas danificado, é necessário levar o original, pois eles serão recolhidos;

 

Para esses procedimentos, o carro não pode ter nenhuma pendência, como multas ou documentação atrasada. Caso tenha, é preciso quitar essas dívidas antes.

 

No caso de motocicletas, prevalece a mesma situação da placa traseira do carro.