Como agir em caso de acidente de trânsito sem vítimas.

Como agir em caso de acidente de trânsito sem vítimas.

Colisão no trânsito pode acontecer em uma via rápida, em uma viagem e até na porta de casa. É desgastante, mas não há condutor que não esteja sujeito a um pequeno acidente de trânsito. O melhor então é estar preparado para a possibilidade. Saiba o que fazer. Primeiro, verifique se realmente não existe nenhuma pessoa lesionada. Se houver alguma vítima no acidente de trânsito, independente da gravidade, acione o Resgate do Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do telefone 192, e sinalize o local da colisão. Depois, siga as orientações já informadas aqui. É dever de todo condutor prestar socorro às vítimas de acidentes. Deixar de fazê-lo é crime previsto no artigo 135 do Código Penal Brasileiro. Nesses casos, o boletim de ocorrência (B.O.) para acidentes de trânsito, com vítima, é realizado pelo agente no local. Mas, como estamos tratando de acidente sem vítimas, nesse caso, a orientação é outra.  Sinalize o local acionando o pisca alerta e coloque o triângulo a uma distância segura de aproximadamente trinta metros, conforme a resolução 36/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Como não houve vítima, é necessário retirar os veículos da via para liberar o trânsito dos demais usuários. Bloquear a passagem é uma contravenção média passível de multa, conforme o artigo 178 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Em seguida, deve-se anotar a placa do outro veículo envolvido e pedir um documento do seu condutor. Para sua garantia e, agindo de maneira rápida, fotografe o local, tomando ângulos diferentes do ponto da colisão. A troca de telefones entre as partes envolvidas pode não ser uma boa ideia. Isso porque a índole dos envolvidos na colisão é desconhecida. Caso tenha uma seguradora, passe o telefone da empresa para o outro condutor envolvido. A sua seguradora estará preparada para lidar com a situação. Caso as partes envolvidas discordem da responsabilidade do acidente de trânsito, é possível contratar uma perícia particular para analisar a batida e emitir um parecer. O laudo realizado por um especialista pode ser utilizado, inclusive, num processo judicial. Sempre faça o registro da batida de carro por meio de um boletim de ocorrência. Ainda que as partes envolvidas entrem em acordo no momento do acidente, é importante relacionar o ocorrido. O documento também é necessário para o acionamento do seguro ou para solicitação do seguro DPVAT. Na maioria dos Estados brasileiros, em acidentes sem vítimas, o registro da ocorrência é feita pela internet, o que facilita o processo.  

Como agir em caso de acidente de trânsito sem vítimas

Como agir em caso de acidente de trânsito sem vítimas.

Colisão no trânsito pode acontecer em uma via rápida, em uma viagem e até na porta de casa. É desgastante, mas não há condutor que não esteja sujeito a um pequeno acidente de trânsito. O melhor então é estar preparado para a possibilidade. Saiba o que fazer.

Primeiro, verifique se realmente não existe nenhuma pessoa lesionada. Se houver alguma vítima no acidente de trânsito, independente da gravidade, acione o Resgate do Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do telefone 192, e sinalize o local da colisão. Depois, siga as orientações já informadas aqui. É dever de todo condutor prestar socorro às vítimas de acidentes. Deixar de fazê-lo é crime previsto no artigo 135 do Código Penal Brasileiro. Nesses casos, o boletim de ocorrência (B.O.) para acidentes de trânsito, com vítima, é realizado pelo agente no local.

Mas, como estamos tratando de acidente sem vítimas, nesse caso, a orientação é outra.  Sinalize o local acionando o pisca alerta e coloque o triângulo a uma distância segura de aproximadamente trinta metros, conforme a resolução 36/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como não houve vítima, é necessário retirar os veículos da via para liberar o trânsito dos demais usuários. Bloquear a passagem é uma contravenção média passível de multa, conforme o artigo 178 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Em seguida, deve-se anotar a placa do outro veículo envolvido e pedir um documento do seu condutor. Para sua garantia e, agindo de maneira rápida, fotografe o local, tomando ângulos diferentes do ponto da colisão.

A troca de telefones entre as partes envolvidas pode não ser uma boa ideia. Isso porque a índole dos envolvidos na colisão é desconhecida. Caso tenha uma seguradora, passe o telefone da empresa para o outro condutor envolvido. A sua seguradora estará preparada para lidar com a situação.

Caso as partes envolvidas discordem da responsabilidade do acidente de trânsito, é possível contratar uma perícia particular para analisar a batida e emitir um parecer. O laudo realizado por um especialista pode ser utilizado, inclusive, num processo judicial.

Sempre faça o registro da batida de carro por meio de um boletim de ocorrência. Ainda que as partes envolvidas entrem em acordo no momento do acidente, é importante relacionar o ocorrido. O documento também é necessário para o acionamento do seguro ou para solicitação do seguro DPVAT.

Na maioria dos Estados brasileiros, em acidentes sem vítimas, o registro da ocorrência é feita pela internet, o que facilita o processo.