Uso da Buzina: Quando é Permitido e Proibido.
A buzina é um dispositivo essencial para alertar outros motoristas em situações de perigo, mas seu uso excessivo ou inadequado pode ser considerado infração de trânsito. Entenda quando é permitido usar a buzina e de forma breve: 1 - Em caso de emergência para evitar acidentes ou alertar sobre perigos iminentes. 2 - Para alertar pedestres ou outros veículos sobre sua presença. 3 - Ao realizar manobras perigosas, como ultrapassagens ou mudanças de faixa. Em qual situação é proibido usar buzina: Conforme art. 227 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido acionar a buzina entre 22h e 6h, em locais regulamentados pela sinalização. O uso da buzina de forma irregular, é considerada infração Leve, 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou na Permissão Para Dirigir (PPD). Mesmo quando não tem a sinalização o bom senso deve prevalecer, respeitando locais como: hospitais, casa de repouso e escolas.

Uso da Buzina: Quando é Permitido e Proibido

A buzina é um dispositivo essencial para alertar outros motoristas em situações de perigo, mas seu uso excessivo ou inadequado pode ser considerado infração de trânsito.

Entenda quando é permitido usar a buzina e de forma breve:

1 – Em caso de emergência para evitar acidentes ou alertar sobre perigos iminentes.

2 – Para alertar pedestres ou outros veículos sobre sua presença.

3 – Ao realizar manobras perigosas, como ultrapassagens ou mudanças de faixa.

Em qual situação é proibido usar buzina:

Conforme art. 227 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido acionar a buzina entre 22h e 6h, em locais regulamentados pela sinalização.

O uso da buzina de forma irregular, é considerada infração Leve, 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou na Permissão Para Dirigir (PPD).

Mesmo quando não tem a sinalização o bom senso deve prevalecer, respeitando locais como: hospitais, casa de repouso e escolas.